Mídias Sociais nos dias atuais

Hoje fui ao SENAC assistir uma palestra muito interessante sobre Mídias Digitais, encontrei pessoas importantes do cenário digital de nossa cidade e aprendi bastante coisa nova.

No último post que fiz sobre o tema “Afinal, o que faz um Analista de Mídias Sociais“, já falei um pouco sobre o assunto, mas sempre vou procurar trazer novidades pra cá.

Mídias Sociais nos dias atuais – por Gustavo Gindre e Vitor Guerra.

O Brasil é um dos países que mais acessa a internet, com cerca de 35% da população com acesso a rede. Dentre os usuários da internet a grande maioria está presente nas redes sociais. As redes sociais estão mudando o modo como vemos e fazemos tudo, nela o usuário quer falar e ser ouvido. Não existe mais a comunicação de mão única, onde a empresa comunica para a massa e sim a comunicação de muitos para muitos. O conteúdo é gerado pelo usuário.

Mas afinal, o que são e o que fazem as Mídias Sociais?

O ser humano constrói redes de relacionamento desde de seu surgimento, nelas encontra outros com semelhanças e gostos como os seus. As Mídias Sociais permitem a potencialização de nossas redes de relacionamento. A web 2.0 tem como formato principal de comunicação, a dualidade, ou seja, de muitos para muitos.

O contexto da rede social é construído por quem a utiliza, ela tem vida própria. No Brasil, temos o Orkut como principal rede social ou a que tem mais adeptos. O indivíduo, que depois da era industrial era pra ser atomizado e isolado passa a fazer o contrário e quer produzir conhecimento e conteúdo relevante, quer se sentir ouvido.

Mídias Sociais e Redes Sociais são a mesma coisa?

Não exatamente. Etimologicamente falando podemos interpretar da seguinte forma: mídia é meio, instrumento para a construção das redes sociais que são as ferramentas para potencializar a comunicação e os relacionamentos.

O que é necessário em um rede social para uma empresa?

Em uma rede social é necessário se fazer visto, mas sempre abrindo o diálogo. Uma empresa precisa se educar e entender uma rede social para depois pensar em utilizá-la. Não se pode falar somente sobre a empresa, ela deve gerar conteúdo relevante sobre seu segmento de atuação e não fazer monólogo institucional. Pode-se dizer quem em uma escala de 10 x 1, sendo 10 assuntos relevantes e 1 assuntos institucionais.

A nova geração e o uso das Mídias Sociais.

A chamada “Geração Y” já está inserida nesse contexto e encara com normalidade o uso dessas ferramentas, pois fazem parte de seu dia-ai-dia. É normal para eles acessar sua conta do orkut, postar em seus blogs, ouvir musicas em sua conta no Last.fm, twittar novidades, enviar e-mails, participar de comunidades, postar fotos no Flickr e etc. Uma geração multitarefa, capaz de fazer diversas coisas ao mesmo tempo.

Na educação isso pode implicar em alguns problemas como a falta de atenção e dificuldade de concentração, mas as instituições de ensino devem aprender a usar o poder das redes socias para seu favor e não somente proibir seu uso na sala de aula.

É inevitável que elas vão dominar cada dia mais nossas vidas e seria andar pra trás ignorar esse poder.
A compreensão e a colaboração do aluno na sala de aula gera conhecimento. Existem muitas ferramentas que pode fazer isso, é só saber usar e não ter medo do novo.

Como produzir conhecimento?

Sendo relevante. Parando pra pensar “o que eu tenho de importante para acrescentar a vida das pessoas?”. Feito isso é hora de encontrar aqueles que podem disseminar esse conhecimento, formar opinião e apostar neles. Um exemplo, um blogueiro que tem 100 mil acessos em seu blog é relevante e forma opinião, quem lê esse blog dissemina informação. Gerar conhecimento é saber trabalhar com nichos específicos e aproveitar isso em favor próprio.

Considerações finais

Gustavo: Hoje se faz necessário pensar nessas ferramentas para não dar marcha à ré.

Vitor: Redes são compartilhadas e é inevitável seu crescimento, corram atrás e procurem entender esse movimento, você vai precisar.

Ps: Esse texto é a minha interpretação sobre a Teleconferência SENAC do dia 20/04/10 sob o tema “Mídias Digitais”, ministrada por Gustavo Grite e Vitor Guerra.

Pra terminar, quero acrescentar um curso de pós graduação supimpa que encontrei:

USP/ECA | Gestão da Comunicação Digital

E também tem um congresso quente vindo por ai, é o Social Media Brasil, vamos lá?

About these ads
Etiquetado , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: