Afinal, o que faz um “Analista de Mídias Sociais” ?

Tenho ouvido falar bastante sobre uma nova função no mercado publicitário, o Analista de Mídias Sociais. Muitas empresas e agências abriram essa vaga e com pouco embasamento teórico e prático não exigiram nenhuma formação acadêmica específica e acabam por contratar profissionais migrados de diversas áreas, mas que são apaixonados por internet e suas benéfices.

Muito arriscado, pois esses profissionais não tem toda a bagagem teórica que um comunicador possui, no que diz respeito a importância do trato com uma marca, de posicionamento, de técnicas de persuasão, de processo de compra e consumo e etc. Conhecimento esse que um comunicador tem em sua formação e faz toda a diferença.

Penso que um Analista de Mídias Sociais, antes de qualquer coisa deva ser uma comunicador, seja ele Publicitário, RP, Jornalista ou até RTVC, que seja antes de tudo..comunicador. Que saiba se comunicar adequadamente e entenda o poder que a boa comunicação tem, tanto para fazer crescer uma marca como para destruí-la com apenas algumas afirmações.

O Analista de Mídias Sociais é aquele profissional que deve estar sempre antenado em tudo que acontece no Meio Digital, deve entender e saber um pouco de tudo. Estar ligado a cada rede social nova que aparece, ter cadastro em praticamente todas, assistir TV, ir ao cinema, ao teatro, não ter preconceito com nada. Um profissional que gera conteúdo relevante para a marca e principalmente para os clientes da marca.

Não é só alguém que fica no twitter da empresa e monitora a conta do orkut/facebook. Além disso (que deve ser feito com muito cuidado) ele também busca novas opções de mídia para a empresa, planeja promoções, interage com o consumidor, aplica estratégias de comunicação nas redes sociais e é a voz da empresa nelas.

Deve ter conhecimento estratégico para aplicar ao meio digital, fazer o cross entre off e on line, ser criativo e ágil. O Analista de Mídia Sociais também é um criativo.

Um profissional que não é qualificado para tal fim, pode em apenas alguns cliques, ou em 140 caracteres, no mínimo manchar a reputação de uma empresa. Reputação essa que foi criada com muitos anos de boa comunicação. O mesmo profissional pode melhorar e acrescentar muito a empresa se souber se comportar nas redes sociais.

As redes sociais são criteriosas, pois que faz seu conteúdo são as pessoas…inteligentes.

Para se tornar um Analista de Mídias Sociais, além de tudo isso citado acima, também é legal fazer cursos ligados a área, como é um departamento novo na maioria das empresas e agências, quem fizer sai na frente. Selecionei alguns cursos que pesquisei que valem muito a pena.

Pós-Graduação Lato Sensu

SENAC| Gestão da Comunicação em Mídias Digitais

SENAC | Web – Estratégias de Inovação e Tecnologia

Extensão Universitária

ESPM | Marketing e Comunicação Digital

Uma das coisas mais interessantes dessa nova função é que muito conhecimento, ou melhor a maior parte, ainda não é gerado na academia e sim na própria WEB.

Enfim, encontrei o que quero fazer da vida daqui pra frente e a criação…bom, ela vai virar hobbie o/ .

Etiquetado , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: