Harry Potter ou Percy Jackson?

Quem curte uma boa dose de literatura infanto-juvenil e de se aventurar por meio das páginas dos livros como eu, com certeza conhece esses dois caras. Histórias muito parecidas e muito diferentes. Dois heróis que buscam acima de tudo, valorizar aqueles que os amam e lutam pela amizade.

Convenhamos que elas tem muito em comum, até demais. Incrível como depois do sucesso da série Harry Potter, veio a série do Percy Jackson.

Pra quem não sabe, um pouquinho de cada um:

Harry Potter é um garoto orfão, criado pelos tios e sem muitas expectativas de vida. Aos 11 anos descobre ser um bruxo muito poderoso pois venceu o maior bruxo das trevas que já existiu. Ele muda de vida totalmente e vai para uma escola de Magia e Bruxaria, Hogwarts. Lá sente-se em casa, pois faz parte daquele mundo. Faz amigos, se sente aceito e entendido.

Se mete em muitas encrencas e constrói algumas inimizades, mas a amizade que nutre com Rony Wesley e Herminone Granger é muito mais forte. Juntos os três enfrentam grandes desafios ao longo de 7 anos na escola.
Derrubam gigantes, decifram enigmas, salvam a escola, vencem monstros, aranhas gigantes, libertam um presidiário inocente, enfrentam labirintos, bruxos das trevas e muito mais coisa.

Também existe uma profecia que rege a vida de Harry, ele deve destruir aquele que quer destruí-lo, Voldemort.

Uma história regada de ação e amizade. A amizade entre os protagonistas é o colírio da série, a capacidade que eles tem de se superar, passar por cima das diferenças. Construir valores e trocar experiência. Fantástico.
Existem pessoas como eu (comecei a ler com 11 anos e terminei a série com 18), que cresceram lendo Harry Potter e aprenderam com ele, se sentiram na pele do bruxinho, como se tudo pudesse ser real. Um mundo mágico, onde resolvemos as coisas com magia, ao lado de quem amamos.

Percy Jackson é um garoto problemático, sofre de Distúrbio de Déficit de Atençao – DDA, mora com sua mãe, uma mulher sofrida e muito calma. Percy não sabe quem é seu pai e durante toda sua vida se viu metido em encrencas sem explicação.

Aos 12 anos, quando uma fúria da mitologia grega tenta matá-lo a qualquer custo, ele descobre ser um semi-deus, ou seja, filho de um deus do Olimpo com uma humana mortal. A partir daí tudo muda, se torna perigoso para ele e para todos que ao seu redor a sua presença em nosso mundo e ele parte para o Acampamento Meio-Sangue.

Nesse acampamento ele encontra outros como ele, também filhos de deuses do Olimpo, também semi-deuses. Lá descobre seus poderes, faz amigos. Percy é filho de Posêidon, um dos três deuses grandes do Olimpo.

A vida no acampamento não é fácil, ele tem que treinar e aprender a ser um verdadeiro herói. Torcer para conseguir sobreviver aos monstros que insistem em querer matá-lo. Todo verão Percy volta para o acampamento para uma nova aventura.

Bom, vamos as semelhanças:

Assim como Harry é o melhor amigo de Rony e Hermione, Percy tem ao seu lado Grover e Annabeth. Em Harry Potter temos Dumbledore, o diretor que sempre o protege e em Percy Jackson temos o Centauro Quírion. Uma profecia rege a vida de ambos.

A amizade é o bem mais precioso de nossos heróis. Muitos inimigos se mostram e se colocam no caminho dos dois. Um professor muito antipático parece ser inimigo, mas na verdade só quer o bem deles.

Exatamente a mesma fórmula.

Entre Harry Potter e Percy Jackson é difícil eleger o favorito. A série do bruxinho veio primeiro, conquistou milhões de fãs e já o guerreiro Olimpiano veio bem depois, porém conquistou seu espaço e seus fãs também. Histórias parecidas, com contextos totalmente diferentes, cenários, criaturas, mundos fantásticos.

J.K.Rowling foi muito feliz com Harry Potter, mas Rick Riordan também o foi com Percy Jakcson. É inegável que ele utilizou a mesma fórmula de sucesso de J.K, mas com uma criatividade e originalidade incrível, que o faz merecer o sucesso da série.

E você, qual prefere?

Etiquetado , ,

13 pensamentos sobre “Harry Potter ou Percy Jackson?

  1. Isadora disse:

    Percy Jackson é mil vezes melhor. Antes de eu ler Percy Jackson, eu defendia Harry Potter, o idolatrava, dizendo que Percy Jackson nunca iria conseguir ultrapassar uma coisa tão boa quanto Harry Potter (mesmo não lendo nenhum livro do Percy Jackson).

    Um dia eu estava sem nada para fazer, e como minha família era louca por Percy Jackson, eu acabava me sentindo excluida, pois certas vezes eles deixavam Harry de lado e só conversavam sobre Percy. Assim, resolvi pegar o livro de Percy Jackson para ler… Depois que terminei não consegui acreditar !! Era I-N-C-R-I-V-E-L !!!

    E então eu li todos da série “Percy Jackson e os Olimpianos” e “Os Heróis do Olimpo”. Definitivamente é perfeito. Apesar de eu ainda amar Harry Potter, considero Percy Jackson melhor “de lavada”. Quando você começa a ler os livros de Percy,você não consegue parar. É muito, muito bom.

    P.S: Para quem somente viu o FILME de Percy Jackson, leia o livro. Aí sim você vai ver o que é coisa boa. O filme é uma decepção…

  2. victor bandim disse:

    tbm era viciado em harry potter, kkkk tbm nao gostava quem falava q percy jackson era melhor que harry potter, e acabei criando uma antipatia maior quando lanço o 1 filme da saga, dps q terminei todos os livros de HP precisava ler outra coisa, resolvi ler percy jackson porq meus amigos falavam muito, o livro e perfeito cara… terminei 1 primeiro livro em 2 dias nao conseguia parar de ler em menos de 1 mes terminei a serie de percy e os olimpianos, to lendo agr o primeiro de herois do olimpo..

  3. luiz inacio disse:

    percy jackson com certeza!Eu tambem gosto do harry mas os livros do hp sao muito detalhados oq acaba se tornando chato.adoro o percy co o seu tdah respeito quem prefere o hp mas o percy e muito legal

  4. Ivana Paz Peñagaricano disse:

    Eu prefiro Harry Potter. Eu considero (minha opinião!) a escrita da J.K. Rowling profunda. Detalhada, também, é claro. O que eu não consegui observar em PJO. Está certo que Percy Jackson tem lá seus fatos, mas superar Joanne Rowling em questão de criatividade é quase impossível.

    Harry Potter, mesmo havendo histórias de bruxaria anteriormente, é inteiramente original. Tudo. É um mini-universo em páginas de livros. Isso é fascinante. Há um esporte próprio, matérias, personagens (só ressaltando, mais de 701), feitiços e cenários, inteiramente inéditos. É o tipo de saga que te entretém por horas a fio, e te transporta até lá, devido aos detalhes (vivam os detalhes!). Só para dar uma ideia, eis um trecho de um dos meus livros favoritos em Harry Potter. (Harry Potter e as Relíquias da Morte, página 539/540)

    “Um brilho ouro-avermelhado irrompeu subitamente no céu encantado e incidiu sobre eles, quando um retalho ofuscante de sol surgiu no parapeito da janela mais próxima. A luz iluminou o rosto dos dois ao mesmo tempo, de modo que Voldemort se tornou subitamente um borrão chamejante”

    Quando eu comecei a ler Harry Potter, meus pais estavam se separando. eu tinha 7 anos. Terminei a saga com 9 (atualmente tenho 10, faltando pouco para completar 11), e como eu tinha pouca estrutura emocional, e achava que esse era um problema exclusivamente meu, eu chorava por todos os cantos, até meu rendimento escolar caiu (Tá, eu sei, eu sei, ninguém quer saber dos meus problemas. Vou parar de ser attwore e ir direto ao ponto). E então, um belo dia eu acessei a internet e me deparei com uma coleção de livros chamada Harry Potter. Li a sinopse, gostei. “E aí, compro ou não compro?”, eis minha principal dúvida. Resolvi comprar. E acho até hoje que essa foi a minha decisão mais importante e a que trouxe mais benefícios. O que outrora foi uma menina “emo”, triste e afins, hoje é uma pessoa, digamos assim… Hermione Granger! Harry Potter, por sua escrita dramática e universo maravilhoso, me fez ter um gosto especial por literatura infanto-juvenil. e então, cá estou eu, lendo Em Chamas, 2º livro da série Jogos Vorazes (recomendadíssima!), e planejando comprar Divergente, As Crônicas de Gelo e Fogo (sim, eu sei que não é infanto-juvenil, mas e aí? Meus pais deixaram rçrçrç. Quanto mais livros, melhor.) e Senhor dos Anéis.

    Não tirando o crédito de Rick Riordan, que é um escritor estrondosamente talentoso. Mas a história já existia. Não é aquilo de “toda semelhança é mera coincidência”, não! A mitologia grega, uma das mais antigas (e uma das minhas favoritas, diga-se de passagem), existe desde o inicio dos tempos, e até antes de Cristo. E até algumas semelhanças que ele comentou, assim como outras (cofcof Boné da Annabeth/Capa de Invisibilidade do Harry cofcof).

    Mas é claro, as duas merecem ser lidas e merecem devido reconhecimento, maaas, minha opinião continua sendo e sempre será Harry Potter.

  5. Quezia disse:

    Percy Jackson sem dúvida! Eu n gostava muito desse tipo de coisa (magia/aventura/mitologia) Mas,quando lançou percy jackson sea of monsters eu fui assistir pois todos falavam q Harry era perfeito e Percy uma droga (e eu sou muito do contra XD) resolvi ver percy, o filme aparentemente é bom, mas quando comecei a gostar da série resolvi ler o livro. é simplesmente P-E-R-F-E-I-T-O! Tio Rick é demais❤
    Amei a série vc n consegue parar de ler…quanto a harry…Não chora não q ainda tem gente com mal gosto nesse mundo😛

  6. Anna Clara disse:

    Se você estiver comparando o filme, Harry Potter é mil vezes melhor. Agora,quanto aos livros, Percy Jackson será o melhor que existe pois os livros fazem você querer só ficar lendo e lendo e não deixa você fazer outra coisa.

  7. Verônica disse:

    Percy Jackson sem dúvidas vou falar pouco para os que acham que Harry Potter é melhor
    JK copiou: o cerbero, a magia “Hécate” e centauros. sei tudo sobre mitologia e sobre harry nem tem o que saber eu ´peguei um livro do harry potter para ler e só suportei 16 paginas daquela droga

  8. Bruna disse:

    Eu acho q todos os livros são bons …. Mas eu gosto mais do percy jackson obviamente ,, Só que eu li todos os comentários e muitos deram o fato interessante sobre ambos os filmes , mais muitos nem leram o livro e já ficam comentando coisas que não sabem não estou falando q são vcs estou afirmando muita gente lafora nunca nem ouviram falar de percy jackson e harry potter e já estão opinando sobre qual e o melhor sem saber mais não mundo minha opinião por gostar mais de percy do q do harry

    Só para deliciar claro sou a filha do cara do E-mail

  9. LAYLA YHASMIM SILVA DA SILVA disse:

    consertezao Harry é o melhor e o mais forte se ele jogar uma avada kedavra no Percy ele fica duro no chão

  10. Bruna Marques disse:

    Percy Jackson claro li todos os livro do Percy e entao BUM sou semi deusa ..defendo os deuses mesmo achando legal Harry Potter..alem do mais foi minha primera serie ..Percy tem varios enimigos e ainda arranja tempo pros amigos .

Deixe uma resposta

