Eu sou publicitário!

Se vocês puderam perceber algumas coisas mudaram aqui no blog, agora eu registrei meu domínio (rickmartins.com.br), mudei a hospedagem, troquei o template e vou tentar deixar o blog com um cara mais “profissional”. Pra começar essa nova fase, vamos ao assunto de hoje.

Eu sou publicitário!

Tá e daí? Pra quem me conhece, me acompanha por aqui ou pelo twitter, sabe que me formei em Publicidade e Propaganda há pouco tempo (Dez/2010) e trabalho em uma agência de propaganda. Engraçado que ainda não tinha caído a minha ficha sobre estar formado, afinal, estamos em época de férias e parece que realmente estou de férias.

Algum tempo atrás publiquei um post aqui sobre como eu estava ansioso para a formatura, pois bem, ela chegou, passou e deixou um dilema na cabeça, se não de todos, da maioria dos graduados “o que será de nós agora?“.

Antes de entrar na faculdade eu achava que minha vida estaria feita depois de formado, que seria como uma fórmula mágica. Apresentaria o diploma e passaria a ganhar rios de dinheiro. Descobri que não é bem assim e que na verdade, a graduação é só o começo do tormento caminho para uma carreira de sucesso.

Não basta só a graduação, não dá pra parar nela, ainda mais em uma área tão concorrida como a publicidade. No começo eu pensava que só publicitário trabalhava com publicidade e me descobri redondamente enganado. Na real, ser publicitário não muda muita coisa.

Qualquer ser humano com um QI um pouco mais elevado do que um Chimpanzé pode ser publicitário, não é preciso muito. Não é uma carreira como Medicina, Engenharia ou Direito. Publicidade é feeling, é dia-a-dia, é malícia, é cheia de sacadinhas, e isso, quase todo mundo tem.

É preciso entender que se nós queremos ser bons publicitários, aqueles que realmente fazem diferença no mercado, precisamos de mais. Precisamos aprender com os Jornalistas, com os Relações Públicas, com os Designers, com os Administradores, com os aloprados de Rádio e TV. Pegar tudo isso, bater no liquidificador, pra assim, sair um bom Publicitário. Temos que ser um pouquinho de cada um desses caras, por que se não, nosso espaço não vai mais existir.

Não adianta falar, publicitário não serve pra muita coisa. Pare pra pensar no que você faz na agência ou na empresa onde trabalha. (Pensando….) Pensou? Qualquer um desses profissionais acima se encaixaria perfeitamente na sua função, não é? Então amigo (a), precisamos nos mexer e rápido.

Li um texto esses dias sobre o desespero de um planner, ele dizia que o trabalho dele é o mais fácil de ser substituído dentro de uma agência, afinal, qualquer um pode planejar uma ação, desde o cliente até o redator. Se formos ver por esse lado, um bom RP pode ser atendimento, os designers logo dominarão a criação e a direção de arte. Os jornalistas, a redação. Qual a solução pra se sentir valorizado e se auto-afirmar como profissional de publicidade?

Faça mais do que o comum, seja um híbrido de RP com jornalista, de administrador com designer e por ai vai. Não se foque apenas em uma função na agência, procure entender de todas, por que essa deve ser a diferença do publicitário, entender do todo e não só se preocupar com seu umbigo.

Procure uma pós-graduação, seja especialização, mestrado ou MBA. Não pare, faça mais. Esqueça o egocentrismo tão presente na nossa classe e procure aprender com os outros. Tenha sempre em mente que ser um publicitário comum e ser um vendedor com lábia é quase a mesma coisa.

Pra finalizar, fiquem com esse vídeo do Rafinha Bastos respondendo uma questão sobre nossa profissão.

Rafinha Bastos em “A pergunta que não quer calar”

Obs: Eu amo ser publicitário, amo minha profissão e amo o caminho que escolhi pra minha vida. Devido a isso, eu busco sempre ir além, pra ser um publicitário incomum, por que de comum o mercado tá cheio.

Etiquetado , ,

Deixe uma resposta

